Archive for the ‘Santo Amaro Abade’ Category

 

Igreja paroquial de Santo Amaro Abade – Tarrafal Cabo Verde

A paróquia de Santo Amaro Abade, no Tarrafal de Santiago, iniciou, no passado Domingo o ano pastoral 2012-13 com foco no Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e cuja abertura oficial na Diocese de Santiago teve lugar no passado dia 11 de Outubro.

Dado o mote para este ano pastoral, a paróquia traça um conjunto de acções prioridades a serem cumpridas nos próximos 11 meses. De acordo com o pároco local, o padre Joaquim Garcia, agora é seguir as orientações propostas pela Diocese no sentido de viver este ano pastoral virado para uma vivência consciente da fé.

“O desafio principal é fazer junto dos cristãos paroquianos o esclarecimento da fé, através da formação, fazer com que os cristãos estejam esclarecidos sobre a sua fé e encontrar a razão da sua esperança, mostrar o porquê do acreditar, e em quem acreditar. Vamos procurar formar e instrui-los, mostrar a diferença entre nosso Deus e outras crenças e outras tradições e mostrar que a nossa fé é sempre uma atitude de confiança absoluta  em Deus” , aponta o padre Joaquim Garcia.

 412 jovens serão crismados nos dias 03 e 04

Estão agendadas várias actividades para a toda a paróquia, desde retiro com jovens, formação para catequistas, entre outras. Para assinalar o início deste novo ano pastoral e o ano da fé, nos próximos dias 03 e 04 de Novembro de 2012, cerca de 412 jovens vão receber o sacramento de confirmação, depois de 10 meses de preparação à volta da doutrina da igreja e do conhecimento da fé. Mais um grupo de jovens está a preparar-se para também serem confirmados na fé, no âmbito do encerramento do Ano da Fé, em Novembro de 2013.

Padres António, Edson, Joaquim e Samuel

Família e juventude

Sendo a família e a juventude duas prioridades estabelecida pela Diocese de Santiago, a Paróquia de Santo Amaro também promete dar uma atenção especial a estes sectores pilares da sociedade. Em relação a família, o pároco garante que há todo um trabalho a ser feito para a criação de um Secretariado Paroquial da Família para dar respostas as demandas que esta exige.

A ideia é aproveitar a experiência e o conhecimento adquiridos por vários casais, que na gestão do antigo pároco, o padre Irineu, participaram no Fórum da Familia e outros eventos promovidos pelo Secretariado Diocesano familiar, no sentido de criar uma Secretariado bem estruturado e organizado.

Acompanhamento Pós matrimonial

Neste momento, alguns casais colaboram com a paróquia na preparação para o Matrimónio. Entretanto o plano da paróquia é mais ambicioso. “Pensamos num secretariado familiar num sentido mais abrangente, que vai para além da preparação para o matrimónio. Pensamos num secretariado que também trabalha no acompanhamento de casais pós matrimónio e de famílias que precisam de apoio”. Adianta o pároco esperançoso de que no início do novo ano, o Secretariado já esteja a funcionar em pleno. Para isso acrescenta que “Vamos aproveitar as actividades, as formações e todas as oportunidades promovidas em prol da família, tanto a nível da diocese como de outras paróquias. Esperamos fazer um trabalho coordenado em prol da qualidade da nossa família e dar uma colaboração no crescimento da fé, porque a fé também deve ser vivido e transmitido no seio da família”.

Reestruturação da pastoral juvenil

O sector da Juventude também merece uma atenção especial. Fruto disso é a reestruturação recente do Secretariado da Juventude e já se fala num plano estratégico para os jovens da paróquia de Santo Amaro Abade. “Procuramos, neste ano, dar o “impulso da Fé”, que é vai na perspectiva da Jornada Mundial da Juventude, onde vamos realizar um conjunto de actividades com jovens. Vamos promover nos grupos existentes nas capelanias, um concurso no sentido de mostrar e despertar neles a atitude de fé” explica o Pe. Joaquim.

Estudar o catecismo dos jovens

Para além disso o padre adianta que vão apostar em promover o estudo do Youcat no seio da juventude, assim como o encontro com os lideres dos grupos juvenis paroquiano , com o intuito da Igreja estar mais perto os jovens. Mostrar que os jovens também precisam ter fé e de Cristo em suas vidas, e que nos seus sonhos, desafios, frustrações precisam ter fé.

Dar que dá continuidade ao trabalho de evangelização feito pelo P Irineu

trabalho que vem  trabalho O novo ano pastoral começa com cara nova a frente da Igreja local. Depois de dedicar anos ao povo desta região do interior de Santiago, o padre Irineu Correia agora encontra-se numa nova missão nos Estados Unidos da América. Desde Dezembro de 2012, o padre Joaquim Garcia assumiu a paróquia para dar continuidade ao serviço de evangelização. O  jovem padre não está sozinho, pois conta com um seminarista estagiário, o Elias Borges – e  diz que Santo Amaro tem gente disposta a dar a sua contribuição nesta missão.

A Paróquia tem  pessoas disponíveis a colaborar: Uma comunidade activa

Fruto desta disponibilidade, indica que “temos uma estrutura do secretariado da catequese bem organizado, com mais de 200 catequistas, temos pessoas muito engajadas no serviço da Igreja. Apesar desse aspecto positivo, estamos cientes que nem todos estão na igreja, há outros que temos que ir à procura, que temos de evangelizar mas, a participação da gente do Tarrafal na vida da Igreja, de um modo geral, é razoável. Há pessoas cheias de esperanças, nesta comunidade activa que celebra, que reza, que canta” diz o padre Joaquim Garcia.

 

catequista tarrafal

Catequese é formação na fé. É para crianças, jovens e adultos.

 

No passado mês de Junho uma jovem catequista da Paróquia de Santo Amaro Abade, Tarrafal, Ilha de Santiago, a Clementina, da localidade de Achada Carreira, deslocou-se a  Roma onde vai frequentar o curso de Licenciatura em Catequética. A bolsa de estudo foi conseguida junto da Diocese de Santiago que pretende continuar a apostar na formação dos Leigos.

Merece louvor este gesto. Outros jovens e adultos certamente vão ter nos próximos anos a mesma sorte desta jovem do Tarrafal. É sinal forte de esperança do futuro. Leigos bem formados são garantia de um forte testemunho cristão  mundo. Um ‘viva’ à paróquia de Santo Amaro Abade.

Categories