Archive for the ‘Política’ Category

“A partir da minha pesquisa, posso dizer que os movimentos sociais abandonaram o discurso religioso, utópico, marxista-cristão e assumiram o discurso pragmático-capitalista neoliberal. Então, o discurso da maioria dos militantes é praticar uma política pragmática, embora muitas vezes eles nem se deem conta disso”, afirma o pesquisador do Programa de Pós Graduação(PPG) em Ciências Sociais da Unisinos. Read the rest of this entry »

Os guineenses em várias cidades do mundo marcharam pela Paz

A comunidade Guineense residente na Paria saiu à rua ontem, 18 de Abril de 2012, numa marcha pacífica em solidariedade com o “governo legítimo e o povo da Guiné-Bissau”. Read the rest of this entry »

19, de Novembro de 2012

O papa Bento XVI denunciou hoje a corrupção, considerando que pode levar a “vinganças por vezes violentas” e pediu aos líderes mundiais para não privarem as pessoas de esperança, durante a sua segunda viagem a África.

“Neste momento, existem muitos escândalos e injustiças, muita corrupção e ganância, muito desprezo e mentiras, muita violência que levam à miséria e à morte”, declarou o papa num discurso no palácio presidencial de Cotonu, capital económica do Benim, onde chegou na sexta-feira.

Bento XVI sublinhou que aqueles males afligem África “mas também o resto do mundo”.

“Cada povo quer compreender as escolhas políticas e económicas que são feitas em seu nome. Ele compreende a manipulação e a sua vingança é por vezes violenta”, alertou Bento XVI, que se dirigia a responsáveis políticos, diplomatas e representantes de outras regiões.

“Desta tribuna, lanço um apelo a todos os responsáveis políticos e económicos dos países africanos e do resto do mundo. Não privem os vossos povos da esperança. Não amputem o seu futuro ao mutilarem o seu presente”, disse.

O papa referiu-se ainda à designada primavera árabe e à recente independência da parte sul do Sudão, que se tornou o Sudão do Sul.

“Nos últimos meses, numerosos povos manifestaram o seu desejo de liberdade, a sua necessidade de segurança material e a sua vontade de viver harmoniosamente na diferença das etnias e das regiões. Até nasceu um novo Estado no vosso continente”, referiu.

O papa chegou na sexta-feira ao Benim para uma viagem de três dias, a sua segunda deslocação a África em seis anos e meio de pontificado, depois da que realizou aos Camarões e a Angola em 2009.

Fonte: www.rtp.pt

Votar: um grande dever cívico. Vote !

Depois de algumas semanas de intensa campanha eleitoral (e muita poluição sonora) e de um dia de “pausa para reflexão”, os cabo-verdianos são chamados de novo às urnas. Para a eleição do presidente da Republica. Pela primeira vez na história da democracia caboverdiana 4 candidatos se apresentaram ao eleitorado para a escolha do mais alto Magistrado na Nação Cabo-verdiana. Todos contam com o apoio de algum partido político, excepto um.  Luta renhida. Intensa campanha. E agora? Read the rest of this entry »

Categories