Archive for the ‘Conferência Episcopal África Ocidental’ Category

Conferência episcopal oesteafricana

A um ritmo acelerado prosseguem os trabalhos da conferência episcopal em Rui Vaz, Ilha de Santiago. Dom Ildo Fortes, Bispo de Mindelo (Cabo Verde), porta voz do Encontro, disse que na quinta feira começaram a tratar o tema da exortação que os Bispos vão dirigir às respectivas dioceses por altura da quaresma e que este ano é muito pertinente e interesante: a fé e a ecologia.  Read the rest of this entry »

 A Igreja Católica na Guiné Bissau está em Júbilo com a ordenação de mais um bispo guineense. Trata-se do Padre José Lampra Cá, de 47 anos, na Sé Catedral de Bissau. O Sagrante principal foi Dom José Camnaté Na Bissign, bispo de Bissau e os co-sagrantes foram Dom Pedro Carlos Zilli e o Núncio Apostólico, Dom Luís Mariano Montemayor, representante do Papa Bento XVI para a Guiné-Bissau, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia. Read the rest of this entry »

Bispo eleito auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá.

Bento XVI nomeou no dia 13/5/2011 bispo auxiliar de Bissau o padre José Lampra Cà, de 47 anos, até agora reitor do seminário menor de São  Kizito e professor de filosofia.
O novo prelado junta-se a D. José Câmnate, bispo de Bissau, e a D. Carlos Pedro Zilli, bispo de Bafatá, como membro do episcopado da Guiné-Bissau. Read the rest of this entry »

” Os padres devem amar o seu Bispo”

Bispo Jean-Noel Diouf, Bispo de Tambacounda (Senegal), presidente da conferência episcopal de Senegal, Mauritania, Cavo Verde e Guiné Bissau

O Bispo Jean-Noel Diouf, bispo de Tambacounda (Senegal), presidente da conferência episcopal de Senegal, Cabo Verde e Guiné Bissau está em Mindelo em sinal de apoio ao Bispo dom Ildo e de comunhão das dioceses da África Ocidental. Presentes também para a tomada de posse o Bispo Dom José Câmnate e o Padre Pedro, vigário geral da Diocese de Bafatá (G. Bissau).

Presidindo à eucaristia com 4 padres da Diocese de Santiago, hoje ao meio dia, ele rezou por Dom Ildo, novo bispo de Mindelo e no fim pediu aos padres que tivessem como ponto firme apoiar o seu  Bispo e estivessem sempre abertos ao diálogo para a busca de soluções aos desafios da Igreja. “Quando tiverem perspectivas discordantes em relação ao vosso Bispo, dizei-lhe claramente e juntos, à volta da mesa encontrareis uma solução”. Fazendo eco da sua experiência  de 22 anos como Bispo, e numa extensa diocese com apenas 15 padres diocesanos e muitos sacerdotes religiosos, disse, num tom aberto e paternal  aos padres que sempre “mostrem amor e apoio ao bispo diocesano”, em vista da comunhão da Igreja de Cristo”.

Como padre da Diocese do Senegal,  estudou no Instituto Bíblico em Roma e depois fez Teologia na universidade Gregoriana. Regressado ao Senegal. Foi professor de Sagrada Escritura em Dakar durante dois anos, antes de ser nomeado Bispo de Tambacounda (Senegal).

Categories