Archive for the ‘Nossa Senhora da Graça’ Category

DSCF5676 DSCF5678 DSCF5681 DSCF5685 DSCF5694 DSCF5695 DSCF5699 DSCF5700 DSCF5701 DSCF5702 DSCF5703 DSCF5704 DSCF5705 DSCF5706 DSCF5707 DSCF5708 DSCF5712 Natal é festa do Encontro: Deus que se fez homem para se encontrar com o Homem e os homens, filhos de Deus em Cristo, que se encontram entre si. Esta foi a tónica da homilia de D. Arlindo Furtado nas Missas de Natal a que presidiu na Igreja de N. Sra da Grala, Pró Catedral da Diocese de Santiago.

Lugar especial de encontro é a Família, em primeiro lugar: Na família, o pai, mãe e filhos formam uma comunidade de vida e de Amor, reflexo e imagem de Deus-Trindade, fonte de Encontro e da Comunhão. Ele lançou a todos o desafio de fazer acontecer o encontro e vencer as ameaças ao encontro: as injustiças, a opressão e todas as formas do mal no mundo.

Deus se encontra com o Homem para o Salvar e para que este possa encontrá-lo, de modo especial, nos ´pequeninos´, nos pobres, lembrou D. Arlindo que convidou aos gestos de atenção, de proximidade para com os mais desfavorecidos, cientes de que « o que fizerdes ao mais pequeno dos meus irmãos, a mim o fazeis», disse na noite de Natal citanto esta passagem do Evangelho.

Presença do Pai

Dom Arlindo exortou à presença do pai nas famílias, ao diálogo na familia e na sociedade e convidou à Esperança, fundada em Cristo que se fez «carne e habitou entre nós». «Deus se fez homem para o homem ser divino». De várias formas repetiu e comentou esta célebre frase permeada da chamada à atenção para que se coloque Deus no centro da vida da pessoa, da família e do nosso País e do mundo.

Neste contexto fez apelo à paz em casa e entre as nações, paz que é fruto da Encarnação do Verbo de Deus, imagem visível de Deus invisível que o homem pode ver e tocar e amar.

O GESTO DE TOCAR NA IMAGEM DO MENINO JESUS

Na paróquia de N. Sra da Graça retomou o gesto tradicional de se beijar a imagem do menino Jesus. Digo, o gesto de TOCAR o menino, como explicou o pároco, Pe. João Augusto evocando «motivos de higiene». Quase todas as pessoas aderiram ao convite feito e criou-se no fim da Missa uma suave movimentação para se tocar a terna e simbólica imagem de um DEUS-MENINO, despojado e disponível ao Encontro com todos e com cada um.

Foi assim, num ambiente simples, com menos pessoas – afinal 3 paróquias foram desmembradas da de N.Sra da Graça  – mas com serena alegria que muitos fiéis celebraram a Solenidade do NAscimento do NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO.

Continuaçáo de um Santo NAtal e abençoado Ano Novo.

PZB

 

 

 

 

 

Paróquia de Nossa senhora da Graça celebra a sua Padroeira: Nossa Senhora da Assunção A Paróquia de Nossa Senhora da Graça na Praia celebrou, ontem 15 de Agosto de 2012, o dia da Padroeira, que coincide com a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu . Read the rest of this entry »

Procissão de Nossa Senhora da Graça

Depois de mais de dois meses de férias, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça iniciou, este fim-de-semana,  01 e 02 de Outubro, o novo ano catequético, com missas em várias comunidades e apresentação dos catequistas, assim como a distribuição dos kits.

Centenas de crianças, muitas que começam pela primeira vez, voltam a encher, todos os domingos, as salas de catequese para a formação catequética. Para elas é um nível de iniciação à vida de fé, Read the rest of this entry »

16 de Agosto de 2011

Nossa Senhora, Mãe de mil títulos. A mesma Mãe de Deus feito Homem e nossa Mãe

A Paróquia de Nossa Senhora da Graça na Praia celebrou ontem, dia 15 de Agosto, a festa de Nossa Senhora da Graça. Por volta das quatro horas da tarde o coração da cidade da Praia ganhou mais vida. Com oração e entoando cânticos de louvor à Virgem Maria, milhares de pessoas, crianças, jovens e adultos, padres, religiosos e leigos, cheios de fé e esperança acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Graça. A procissão saiu da Igreja Paroquial e percorreu as principais ruas do Platô e voltou ao largo atrás da Igreja, lugar preparado para a celebração eucarística em honra da Santa Padroeira. Read the rest of this entry »

No salão da paróquia de Nossa Senhora da Graça com mais de 400 fiéis, o Bispo Dom Arlindo, muito aplaudido à entrada, fez uma explanação animada sobre a evangelização na paróquia, tendo abordado aspectos fundamentais e bem actuais que tema ver com a missão dos evangelizadores nas paróquias: os padres, religiosos e leigos.  Como prometeu,  falou em crioulo no animado debate que se seguiu .

Read the rest of this entry »

A abertura das conferências quaresmais 2011 na Paróquia Nossa Senhora da Graça, na Praia, deu-se esta 5ªfeira, 10.  A “Natureza Evangelizadora da Igreja” foi o tema da palestra que o Pe. Angelino Coelho, actual pároco de Sta. Catarina no interior de Santiago, veio proferir.

Centro Paroquial N.Sra Graça repleta para a 1ªconferência

Na abertura oficial das conferências quaresmais de 2011,o Pe. João Augusto Martins, justificou a escolha do tema deste ano “Evangelização, Dever de todos os cristãos”, com a necessidade de estar em sintonia com a Diocese, de Santiago, através do lema proposto pelo seu Bispo, que por sua vez responde a preocupação do Papa Bento XVI.

Neste sentido, o Pe. João Augusto, Pároco de Nossa Senhora da Graça, realça o papel da Igreja em Cabo Verde, onde se implantou “a mais antiga Diocese na África subsaariana”- refere.

Read the rest of this entry »

Categories