Archive for the ‘Nossa Senhora Conceição’ Category

Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, S. Filipe, Ilha do Fogo

Família: Esperança Presente ou Demissão Futura?” – foi o lema escolhido na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, S. Filipe, Fogo, para o ciclo de conferências quaresmais que vai ter início na próxima quarta, dia 16, no salão Bento XVI (Escola Materna), às 19:00 hrs. A organização desta iniciativa deve-se ao facto de que “o tempo de Quaresma, tradicionalmente, na vida da Igreja costuma ser um tempo forte de reflexão e de vivência espiritual”, fundamenta o Pároco, Pe. José Eduardo Afonso, ressaltando ainda que “pretende enfatizar e positivar a QUARESMA 2011 o máximo possível”.

Recorde-se que a promoção da estabilidade familiar foi uma das prioridades escolhidas no fim do Forum sobre a Pastoral social organizado pela Cáritas no passado mes de Fevereiro. O combate ao alcoolismo, a promoção do emprego e habitação.

PROGRAMA DAS CONFERÊNCIAS

16/03 Abertura: “Esperança Presente ou Demissão Futura? ”Pe. José Eduardo – Pároco.

16/03“A Família Cabo-verdiana, vista do ponto de vista jurídico” Dra Carla – Procuradora da Comarca  de S. Filipe

23/03“Família: Espaço de Crescimento”Marilena Baessa – Presidente do ICCA

30/03“Fragilidade e possibilidades das famílias hoje: Luzes e Sombras”Frei Admário – Vigário Paroquial de S. Lourenço

06/04“Família Sim, Casamento Não?”Frei Matias – Mestre dos Noviços

13/04“Que desafios, o(s) modelo(s) de família Cabo-verdiana coloca a Igreja em termos de Evangelização?” Dr. José Rito Teixeira – Director da Aldeia SOS – Assomada

TEMA 1

“A Família Cabo-verdiana, vista do ponto de vista jurídico”

Objectivos: (a) Clarificar o conceito de Família subjacente à nossa Constituição; (b) As leis sobre Família: Direitos e Deveres; (c); (d) Para uma melhor articulação entre família, o Estado e as Leis Jurídicas, que caminhos se deve trilhar?

TEMA 2

“Família: Espaço de Crescimento”

Objectivos: (a) Demonstrar que a família é espaço natural onde a pessoa se é pessoa e perspectiva o futuro; (b) Até que ponto a família cabo-verdiana está a ser ou não espaço de crescimento; (c) Mostrar o que acontece quando a família se demite da sua missão enquanto espaço de crescimento.

TEMA 3

“Fragilidade e possibilidades das famílias hoje: Luzes e Sombras”

Objectivos: (a) Mostrar o que é que a família é capaz; (b) Diagnosticar as fragilidades das nossas famílias; (c) Apontar obstáculos postos à família hoje; (d) Prever que futuro para as nossas famílias cristãs.

TEMA 4

“Família Sim, Casamento Não?”

Objectivos: (a) Fazer uma radiografia das famílias que temos e somos hoje; (b) Apontar as razões para a fraca procura do sacramento do matrimónio e as suas implicações no real da vida das famílias; (c) Demonstrar que o Sacramento do Matrimónio constitui uma verdadeira “Boa Nova para as Famílias” hoje.

TEMA 5

Que desafios, o(s) modelo(s) de família Cabo-verdiana coloca a Igreja em termos de Evangelização?

Objectivos: (a) Fazer um contra-ponto entre os vários modelos de família e o modelo defendido pela Igreja; (b) o modelo de família cristã e o seu porquê; (c) Apontar caminhos a trilhar para uma melhor valorização e “positivização” do modelo de família cristã; (d) Apontar alguns desafios que a família cabo-verdina coloca à Igreja em termos da Evangelização.

OBS: Os dois últimos conferencistas estão por confirmar…

Categories