Archive for the ‘Quaresma’ Category

DSCF2620MENSAGEM PARA A QUARESMA 2013 

Subamos com fé ao monte do encontro com Deus Amor! 

Queridos irmãos e irmãs,

Chegamos à Quaresma, tempo eminentemente de preparação para a maior festa cristã de todos os tempos – A Páscoa. O simbolismo do caminho inspira o estilo da nossa progressão espiritual. Encetamos uma caminhada interior; uma aventura pessoal e comunitária de fé e de amor pelo deserto da conversão. O autor da Carta aos Hebreus convida a esta escalada de fé, para se alcançar a misericórdia: «Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna» (Heb 4, 16). Read the rest of this entry »

DSCF1110O que é crer em Deus? Ateísmo e Fé, foi o tema da primeira sessão da IX Conferências Quaresmais 2013 realizadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Graça na Praia. O evento teve lugar ontem, 14 de Fevereiro no Salão Paroquial e teve como orador o Padre Edson Bettencourt“.  É ver o contexto da fé em que nós vivemos, de ver os desafios que são colocados à fé. O ateísmo é o grande desafio que se coloca à fé e vem desde há muito tempo, mas é preciso mostrar sobretudo que a fé é uma proposta credível e que acima de tudo é uma resposta do homem ao amor de Deus. Deus com seu amor e sua bondade abre-se e desce e vem ao encontro do homem. Um Deus que não quer fazer concorrência com o homem mas dar espaço ao próprio homem. O ateísmo não é outra coisa senão a negação de Deus” explica o orador.  Read the rest of this entry »

Dom Arlindo lembra que a Quaresma éDSCF2528 «para uma caminhada espiritual mais intensa e profunda, mediante uma verdadeira conversão de coração a Deus e ao próximo.. rumo à Páscoa do Senhor» e indica alguns empenhos que se pode assumir neste tempo: mais tempo e melhor qualidade das nossas orações, a leitura mais assídua e meditada da Palavra de DeusRead the rest of this entry »

Daqui a alguns dias é quarta feira de Cinzas. Na Ilha de Santiago parece que se entra em rotas de colisão. As muitas propostas culturais (música e comida) da parte de alguns municipios  – especialmente o da PRAIA  –  poderiam ser repensadas e adiadas para outra altura mais conveniente. Parece que económicamente não convém. Mas nem só de economia vivemos. Depois do Carnaval, seria positivo e pedagógico MUDAR MESMO de postura e deixar os exageros em muitos sentidos. Para quê mais um Carnaval depois do de 3ª feira?

Os ritos sociais e religiosos em palco de facto não se coadunam. A prática cultural da quarta feira de Cinzas pode trer explicações várias, mas a realidade é que o que hoje se promove –  festivais de música e de promoção da gastronomia  –  entram em choque ou grande contraste com o jejum, a sobriedade, o silêncio, a oração e a caridade a que a Igreja convida para esse dia que dá início à Quaresma. E agora? É tempo de os católicos planearem a sua quarta feira de Cinzas, para que seja um dia de autêntica vivência de fe e não um dia voltado para o comer e para o barulho e um exercício de ´liberdade´que nos deixa iguais. Read the rest of this entry »

Mensagem de Quaresma 2012

Viver a Quaresma à luz da Palavra de Deus

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo

 Pela graça de Deus, é-nos dada mais esta oportunidade de percurso quaresmal, este tempo favorável de conversão e de profunda experiência do amor misericordioso do Senhor. Read the rest of this entry »

A Paróquia de Nossa Senhora da Graça, na Praia, deu início, ontem, quinta-feira, 23 de Fevereiro de2012, à VIII Edição das Conferências Quaresmais, este ano sob o lema ” A promoção da Paz e da Justiça na verdade para todos”. Um tema pertinente em sintonia com a Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos que tratou da questão da Paz e da Justiça. Read the rest of this entry »

A seguir umas um excerto dum artigo enviado pelo Padre Nuno, espiritano, pároco de S. Miguel Arcanjo, sobre como vievr este tempo quaresmal. Read the rest of this entry »

Categories