Archive for the ‘religiosos’ Category

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA União dos Institutos religiosos promoveu a celebracao dio Dia dos Consagrados colocando o foco na descoberta da identidade o no reforço do compromisso assumido na Igreja.

No passado Domingo, dia 02 de Fevereiro de 2014, celebrou-se o dia dos Consagrados em todo o mundo. Na Diocese de Santiago, a União dos Consagrados de Cabo Verde não deixou a data passar em branco e juntou os religiosos, religiosas e padres das diferentes Intitutos e Congregações Religiosa para comemorarem o dia, com o foco na descoberta da identidade dos religiosos e o reforço do seu compromisso com Deus.

Na ilha de Santiago, cerca de trintas consagrados reuniram-se em São Salvado do Mundo, com um programa que envolveu os paroquianos para refletirem sobre a vida e a identidade dos consagrados na Igreja.

A Atividade começou bem cedo. As oito horas, o acolhimento dos participantes que chegaram de várias paróquias da ilha. De seguida deu-se lugar a eucaristia solene, presidida pelo padre espiritano, Henrique Simão. A missa que teve lugar ao largo da Igreja paroquial, contou com grande participação dos paroquianos. Uma participação de alto nível, considerou satisfeita a irmã Domingas Trindade, Vice-presidente da União dos Consagrados de Cabo Verde.

O nosso objetivo era fundamentalmente estabelecer a interação com a comunidade paroquial, particularmente com a camada mais jovem, mas era aberta a todos. Convidamo-los a participarem connosco e a conhecer os diferentes carismas dos diferentes institutos religiosos e também saber quem somos mas também refletir sobre o Evangelho de Alegria, escrito pelo Papa Francisco”, explica a irmã Domingas Trindade.

Para além da missa, constou do programa para esse dia a apresentação de temas ““Quem somos, de onde viemos e o que queremos”, pela irmã Domingas Trindade e “O dinamismo das diversas congregações na atualidade”, orientado pelo Frei Gilson Frede. Outro momento, considerado o “centro das atenções” foi também a apresentação e o estudo, de forma profundo e detalhado, da nova exortação apostólica do Papa Francisco sobre o Evangelho da Alegria. Um documento que o Santo Padre escreveu para todos.

A comemoração do Dia dos Consagrados foi, segundo a irmã Domingas Trindade, uma ocasião “de reflexão profunda sobre o nosso próprio estilo de vida, sobre aquilo que a Igreja nos chamou a viver, a nossa correspondência ao apelo da Igreja sobre esse dom que recebemos de Deus”.

Em São Salvador do Mundo, cada congregação presente apresentou, de forma dinâmica, o seu carisma, a sua origem e a sua ação concreta e utilidade prática dentro de Igreja.

Para além da ilha de Santiago, mais dois grupos de religiosos e padres também se reuniram para celebrar o dia e refletir sobre a sua missão. Um grupo reuniu-se em Santo Antão e outro da Região Fogo e Brava juntou-se na ilha do Fogo.

“Foi um dia de renovação do nosso compromisso mas, também, da redescoberta da nossa própria identidade. E, sentir que não estamos sozinhos”, remata a vice-presidente da União dos Consagrados.

O dia dos Consagrados é celebrado anualmente e na Diocese de Santiago, cada ano, é celebrado numa paróquia. Em 2013, era Santo Amaro Abade no Tarrafal de Santiago a receber os religiosos no Dia dos Consagrados.

 

 

Ir. Franciscanas da Imaculada Conceição

A União dos Institutos dos Religiosos de Cabo Verde, UIRCV, promove actividades para celebrar o Dia dos Consagrados. O evento vai ter lugar em Assomada, Santa Catarina, interior de Santiago no próximo Domingo, 05 de Fevereiro de 2012.

A data comemora-se no dia 02 de Fevereiro mas, por ser uma quinta-feira e porque muitos religiosos trabalham neste dia, a organização programou a celebração para o Domingo de modo a unir o maior número de religiosos e religiosas. Read the rest of this entry »

Dom Paulino, da Congregação do Espírito Santo, e alguns sacerdotes

Pela primeira vez 14 congregações o membros dos institutos religiosos presentes nas duas Dioceses do nosso país estarão reunidos nos dias 14 e 15 do corrente, no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça – Praia, na sua primeira Assembleia Geral. Read the rest of this entry »

Cabo Verde terá a oportunidade de, excepcionalmente, assistir a duas “Missas-Novas” do Monsenhor Teodoro Tavares, após a sua ordenação Episcopal  no próximo dia 8 de Maio, na cidade da Praia, quem o diz é o pároco de São Miguel Arcanjo, no interior de Santiago, Pe Nuno Rodrigues.

Pe Teodoro bispo eleito

Pe Teodoro - o bispo missionário

A primeira, uma semana depois da grande cerimonia de ordenação, “será na Igreja Paroquial de São Miguel, sua paróquia-mãe, para todo o povo do concelho e toda a comunidade”, esclarece para adicionar logo de seguida que a outra, e “porque não se poderia esquecer a sua Ribeira, de Principal, teremos nessa capelania no domingo seguinte uma outra celebração”.

Ao nosso site, disse ainda que com estas duas missas, “procuraremos, com o povo, dar graças a Deus por este dom mas também pedir ao Senhor que abençoe e que o Espírito Santo cumule este Bispo missionário – no sentido será um Bispo que é cabo-verdiano mas que será enviado á igreja do Brasil.”

Pretendemos ainda -acrescenta – sentir esta largueza de horizontes na vida missionária deste sacerdote que será, brevemente, bispo.

O pároco que vê a ordenação episcopal do Pe. Teodoro Tavares, um filho de sua paróquia como “mais uma alegria para a toda comunidade religiosa e Cabo Verde em geral” adianta ainda que de São Miguel já nasceram “oito padres, vinte e duas religiosas consagradas e agora um senhor Bispo”.

Isto, para o Pe. Nuno, também ele espiritano, é razão de “orgulho, alegria e sobretudo de acção de graças pelo trabalho vocacional que os missionários de Espírito Santo têm feito” conclui.

A dita “Missa Nova”  foi promulgada em 1969 pelo Papa Paulo VI, como fruto das reflexões teológicas e pastorais do Concílio Vaticano II. Surge para valorizar a participação no Mistério, entendendo que “compreende-se melhor algo, quando se torna participante e não mero ouvinte ou assistente”. A partir de então,também, a celebração é feita na própria língua do local onde se reza.

Hoje em dia, mesmo sem perder a sua essência, a expressão ‘Missa Nova’ é mais usada para se referir a primeira Eucaristia que um sacerdote, ou um bispo, neste caso, celebra após a sua Ordenação.

AJL

“Olá Diocese de Santiago, em Cabo Verde. Senhor Bispo Dom Arlindo, Senhores padres, amigos e todos os diocesanos em geral. Eu sou Ana Rita Gomes Semedo, sou natura de São Miguel Arcanjo, Principal, concretamente duma zona de nome Ponta-Belém”.

Foi desta forma simples e simpática que a recém professa Irmã Ana Rita se apresentou ao site da Diocese de Santiago, dias após os seus primeiros votos religiosos na Congregação das Servas de Sagrada Família em Lisboa.

A freira chegou à Congregação aos 27 dias do mês de Outubro de 2006 sem ter conhecido qualquer das irmãs anteriormente. “Só nos conhecemos no aeroporto de Lisboa. A minha vocação foi uma bênção de Deus que esperei durante muito tempo”- reflecte. Read the rest of this entry »

 SER FIEL DEPENDE DA TUA VONTADE

Religiosas com Dom Paulino, Bispo emérito da Diocese de Santiago

Religiosas com Dom Paulino, Bispo emérito da Diocese de Santiago

Do lugar onde me encontro, contemplo a Assembleia da Eucaristia de hoje, 13 de Fevereiro. Sim, nota-se a diferença entre uma Eucaristia de todos os domingos e a de hoje: a presença de tantos consagrados. A nossa Paróquia, Nossa Senhora do Socorro, é a anfitriã da celebração do dia dos consagrados deste ano, que acontece não no dia 2, mas neste VI Dom. do Tempo Comum, dia 13 de Read the rest of this entry »

    

Irmas Orionitas - Varzea - Praia

Irmas Orionitas - Varzea - Praia

Institutos religiosos encontram-se na paróquia de Nossa Senhora do Socorro   

O dia 2 de Fevereiro, dia da Festa da Apresentação do Senhor no Templo, foi escolhido pelo saudoso Santo Padre João Paulo II como o dia dos Consagrados, que são os que professam os votos de Obediência, Pobreza e Castidade, e vivem o seu carisma em Comunidade. Os consagrados são na sua maior parte Religiosos, mas há também leigos consagrados que vivem nas realidade do mundo.

Read the rest of this entry »

Categories