Archive for the ‘diocese mindelo’ Category

NOTA POR OCASIÃO DO DIA DA CARITAS

II DOMINGO DA QUARESMA – 24 FEV 2013 

Senhores Párocos e comunidades cristãs da Diocese de Mindelo,

Feliz caminhada quaresmal para todos vós e para as vossas comunidades!

Como é habitual, o segundo Domingo da Quaresma é dedicado à Caritas – organismo oficial da Igreja destinado a promover, através da caridade cristã, a assistência e a promoção integral dos menos favorecidos. Read the rest of this entry »

seminaristas MINDELO e Dom Ildo FortesEste domingo – Festa do Baptismo do Senhor – os nossos primeiros seminaristas finalistas iniciaram o seu Estágio Pastoral que antecede a ordenação diaconal e presbiteral, em São Antão (5 paróquias do Norte) e em São Vicente (paróquias de N.S. da Luz e S. Vicente).Já se encontravam entre nós desde o passado dia 28 de Dezembro, data em que regressaram de Portugal após ter defendido a sua tese final na UCP – Lisboa e com excelentes apreciações académicas. Os nossos agradecimentos ao Seminário de Évora, aos seus formadores e ao Instituto Superior de teologia de Évora e à UCP Lisboa.

Para já iniciam o estágio o Adriano Baptista, o Eliseu Lopes e o Manuel Carlos.

 
Fone: Facebook da Dom Ildo /Diocese de Mindelo

«É impossível encontrar Cristo, e não o dar a conhecer aos outros»  (Bento XVI, Homilia da Missa de encerramento da JMJ – 21. Agosto. 2011)

 Queridos irmãos e irmãs!

Saúdo-vos cordialmente no início de um novo Ano Pastoral. Cada chegada anuncia sempre uma partida: chegamos ao final de um ano pastoral e mais um ano está a começar. O ano pastoral transato, por razões que todos sabemos, foi um ano «ímpar» para a nossa diocese: Por um lado marcado por algum stand by ou abrandamento das dinâmicas às quais estávamos acostumados Read the rest of this entry »

A República de Cabo Verde e a Santa Sé estão a trabalhar na elaboração do texto da futura Concordata que vai definir as relações diplomáticas entre o Estado cabo-verdiano e a Igreja Católica. Até agora as relações entre estas duas entidades soberanas eram regidas por um acordo celebrado entre a Santa Sé e Portugal em 1940, altura, em que o arquipélago era ainda uma colónia portuguesa.

“Foi o amor à Igreja e não a realização de uma aspiração pessoal que me levou a aceitar esta nova missão na Igreja”. Foram palavras de Dom Ildo na homilia da Eucaristia solene de ontem, dia 10, depois da sua tomada de posse.

Read the rest of this entry »

” Os padres devem amar o seu Bispo”

Bispo Jean-Noel Diouf, Bispo de Tambacounda (Senegal), presidente da conferência episcopal de Senegal, Mauritania, Cavo Verde e Guiné Bissau

O Bispo Jean-Noel Diouf, bispo de Tambacounda (Senegal), presidente da conferência episcopal de Senegal, Cabo Verde e Guiné Bissau está em Mindelo em sinal de apoio ao Bispo dom Ildo e de comunhão das dioceses da África Ocidental. Presentes também para a tomada de posse o Bispo Dom José Câmnate e o Padre Pedro, vigário geral da Diocese de Bafatá (G. Bissau).

Presidindo à eucaristia com 4 padres da Diocese de Santiago, hoje ao meio dia, ele rezou por Dom Ildo, novo bispo de Mindelo e no fim pediu aos padres que tivessem como ponto firme apoiar o seu  Bispo e estivessem sempre abertos ao diálogo para a busca de soluções aos desafios da Igreja. “Quando tiverem perspectivas discordantes em relação ao vosso Bispo, dizei-lhe claramente e juntos, à volta da mesa encontrareis uma solução”. Fazendo eco da sua experiência  de 22 anos como Bispo, e numa extensa diocese com apenas 15 padres diocesanos e muitos sacerdotes religiosos, disse, num tom aberto e paternal  aos padres que sempre “mostrem amor e apoio ao bispo diocesano”, em vista da comunhão da Igreja de Cristo”.

Como padre da Diocese do Senegal,  estudou no Instituto Bíblico em Roma e depois fez Teologia na universidade Gregoriana. Regressado ao Senegal. Foi professor de Sagrada Escritura em Dakar durante dois anos, antes de ser nomeado Bispo de Tambacounda (Senegal).

A vigília conclusiva da corrente de oração pelo bispo Dom Ildo, novo bispo de Mindelo, aconteceu nas 14 paróquias da Diocese de Mindelo. Na paróquia de S. Vicente foi por volta das 19.30, a seguir à Eucaristia presidida pelo padre Ad’erito e concelebrada pelo padre Adriano, vigário paroquial de S. Vicente e por mais 3 padres vindos da diocese de Santiago.

Read the rest of this entry »

Categories