Archive for the ‘ecumenismo’ Category

A comunidade cabo-verdiana de Lisboa celebrou este domingo, 23, a festa de Nho Santo Amaro, padroeiro do concelho de Tarrafal de Santiago.

A festa que vai já na sua VIII edição, conta anualmente com uma grande moldura humana, muita animação e momentos destinados a matar as saudades, entre pessoas que só se encontram de ano a ano por ocasião desta festa.

As festividades de Nho Santo Amaro, é da responsabilidade da Capelania Africana na capital portuguesa, Lisboa, uma comissão organizadora e ainda a participação da Associação dos Tarrafalenses em Portugal.

Como disse o Pe. Dex que é o capelão africano, agregado aos Missionários Espiritanos, esta é uma das festas da comunidade cabo-verdiana mais antiga em Lisboa e por esta razão o envolvimento da comunidade tende a ser maior.

De referir que na animação litúrgica da festa de Nho Santo Amaro em Lisboa, costumam participar Católicos e Nazarenos, provenientes de diferentes pontos de Cabo Verde, e não só, e a residir naquela cidade, que em uníssono entoam o hino ao padroeiro dos tarrafalenses.

A parte cultural no entanto está aberta a todos, crentes e não crente, e é sempre precedido de um almoço partilhado entre os diversos convidados e os juízes da festa.

Conforme adiantou Austelino Almeida, da comissão organizadora, ao nosso site, nas festividades deste ano, no entanto, e tendo em conta que foi no mesmo dia das eleições presidenciais em Portugal, não se pode contar com os habituais apoios.

“Houve vários imprevistos de tal ordem que destabilizou por completo tudo aquilo que estava previsto no programa da festa até ao ponto de haver apenas a celebração da santa missa.  Tudo aconteceu por falta de espaço físico, sendo este um dos factores basilares para a realização da festa, acrescenta Almeida.

De realçar que para a tarde cultural é hábito ter artistas cabo-verdianos radicados em Portugal e a festa normalmente é feita em pleno centro de Lisboa.

AJL

Tenda da Unidade no Tarrafal: De 18-25 de Janeiro

Semana de Orações pela unidade dos cristãos

Começou na terça feira, dia 18 de Janeiro, e vai até o dia 25, a Semana de Orações pela unidade dos cristãos. Entre as iniciativas que costumam haver nas paróquias, está a ‘tenda da unidade’. O Agrupamento de Escuteiros ‘Padre Santana’, na Paróquia de Santo Amaro, Abade, promove de novo uma Tenda da Unidade em parceria com outros grupos paroquiais.

Read the rest of this entry »

Categories