Archive for the ‘UASP’ Category

DSCF5663

No dia 21, sexta, grupo coral de N.Sra do Socorro vai apresentar musicas liturgicas mostrando a influencia da liturgia portuguesa e musicas marianas de rosto cabo-verdiano.

Nascido no âmbito do “Ano da Fé”, o país escolhido foi Cabo Verde. Os organizadores procuraram fazer um roteiro múltiplo de lazer e de contacto e partilha com as comunidades locais e com a igreja a nível nacional. Ao apelarem “a participaçao, referiram que a vinda a Cabo verde  seria  “seguramente de uma riqueza impar e algo que “o turismo, por si só, não pode proporcionar”, pode/se ler no site da UASP (Uniao das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários de Portugal”.

Segundo um artigo do site da UASP (www.uap.pt) em que nos baseamos para esta informação, houve um  empenhamento e ligação em rede, quase nacional, ” quando surgiu a ideia de não ir de mãos vazias (já que os corações iriam sempre repletos)”.

No sentido de angariar fundos para entregar às duas dioceses de Cabo Verde, com a finalidade de ajudar às despesas dos seus alunos do Seminário Maior que vêm a Portugal fazer estes estudos, pensaram-se várias atividades em diversos pontos do país, revela o mesmo artigo.

Essas actividades foram feitas e o grupo dos que aderiram ao Projecto Por mares dantes navegados vai chegar a Cabo Verde no dia 17 de Fevereiro. Vão ficar na Diocese de Mindelo até ao dia 21 e nesse dia partem para a ilha de Santiago atá o dia 23 de Fevereiro.

PROGRAMA NA ILHA DE SANTIAGO

Visitas a Instituições, empreendimentos socio/economicos como a barragem de Poilao, a paroquias, monumentos históricos como o Campo de concentração do Tarrafal, o Forte, a Catedral e a famosa Igreja de N. Sra do Rosário (sec XVI) fazem parte do programa do Grupo na Ilha de Santiago.

DESTAQUE: Uma conferência na paróquia de Nª. Senhora do Socorro, Na Achada de S. António sobre a Mensagem de Fatima e a Nova evangelizacao será um dos pontos fortes da visita da UASP.o dia 21, sexta, ‘as 18.15.  O conferencista é o Mon. Luciano Guerra, conhecido por muitos padres por ter sido reitor do Santuário de Fátima para onde se dirigem anualmente pegrinações de centenas de cabo-verdianos.

Paroquianos de todas as paroquias da cidade e todos os interessados sao convidados a marcar  presença activa no dia 21 no salao da Achada.

Os membros da UASP vão ter um encontro com o Senhor Bispo Dom Arlindo Furtado no dia 23, no Semináio de S. Jose onde está previsto um jantar-convivio com os seminaristas e antigos alunos do Seminario de S. José, padres e religiosos.

Entre os membros da UASO está o sr. NUNES que vive em Leiria e tem apoiado muitos alunos de Cabo Verde em Leiria. Sinal disso é que há dias uma senhora quis saber onde encontrar o sr. Nunes porque ela tinha a informação de um filho que estudou em Leiria e falava sempre do Nunes, que acolhia os jovens estudantes .

A Igreja de Cabo Verde est’a ligado a Portugal por varios laços a nivel da historia, da cultura e da Igreja. No tocante “a relaçao com as Dioceses, destaca-se a de LEIRIA que  acolhia os seminaristas que iam do Seminario de S. Jose para a formação filosofica e teologica nos anos 60 e 70 do sec. passado.

Pe Ze Alvaro

ig nsluz ilha de santiagoO Projecto “Por mares dantes navegados” da Uniao das Associacoes dos Antigos Alunos dos Seminarios de Portugal (UASP) est’a em vias de se concretizar. Sao 30 pessoas (4 sacerdotes, 1 diacono e antigos alunos com as respectivas esposas) que apostaram no projecto que agora entra na fase final.
Destino: Cabo Verde. Data: de 17 a 23 de Fevereiro de 2014. Objectivo: voltar a percorrer caminhos outrora percorridos por quem se aventurou a espalhar a Fé “… por mares nunca dantes navegados…”, integrando um percurso enriquecido de aspectos culturais e da da vivencia da Igreja. Read the rest of this entry »
Categories