Archive for the ‘Religiosas’ Category

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA União dos Institutos religiosos promoveu a celebracao dio Dia dos Consagrados colocando o foco na descoberta da identidade o no reforço do compromisso assumido na Igreja.

No passado Domingo, dia 02 de Fevereiro de 2014, celebrou-se o dia dos Consagrados em todo o mundo. Na Diocese de Santiago, a União dos Consagrados de Cabo Verde não deixou a data passar em branco e juntou os religiosos, religiosas e padres das diferentes Intitutos e Congregações Religiosa para comemorarem o dia, com o foco na descoberta da identidade dos religiosos e o reforço do seu compromisso com Deus.

Na ilha de Santiago, cerca de trintas consagrados reuniram-se em São Salvado do Mundo, com um programa que envolveu os paroquianos para refletirem sobre a vida e a identidade dos consagrados na Igreja.

A Atividade começou bem cedo. As oito horas, o acolhimento dos participantes que chegaram de várias paróquias da ilha. De seguida deu-se lugar a eucaristia solene, presidida pelo padre espiritano, Henrique Simão. A missa que teve lugar ao largo da Igreja paroquial, contou com grande participação dos paroquianos. Uma participação de alto nível, considerou satisfeita a irmã Domingas Trindade, Vice-presidente da União dos Consagrados de Cabo Verde.

O nosso objetivo era fundamentalmente estabelecer a interação com a comunidade paroquial, particularmente com a camada mais jovem, mas era aberta a todos. Convidamo-los a participarem connosco e a conhecer os diferentes carismas dos diferentes institutos religiosos e também saber quem somos mas também refletir sobre o Evangelho de Alegria, escrito pelo Papa Francisco”, explica a irmã Domingas Trindade.

Para além da missa, constou do programa para esse dia a apresentação de temas ““Quem somos, de onde viemos e o que queremos”, pela irmã Domingas Trindade e “O dinamismo das diversas congregações na atualidade”, orientado pelo Frei Gilson Frede. Outro momento, considerado o “centro das atenções” foi também a apresentação e o estudo, de forma profundo e detalhado, da nova exortação apostólica do Papa Francisco sobre o Evangelho da Alegria. Um documento que o Santo Padre escreveu para todos.

A comemoração do Dia dos Consagrados foi, segundo a irmã Domingas Trindade, uma ocasião “de reflexão profunda sobre o nosso próprio estilo de vida, sobre aquilo que a Igreja nos chamou a viver, a nossa correspondência ao apelo da Igreja sobre esse dom que recebemos de Deus”.

Em São Salvador do Mundo, cada congregação presente apresentou, de forma dinâmica, o seu carisma, a sua origem e a sua ação concreta e utilidade prática dentro de Igreja.

Para além da ilha de Santiago, mais dois grupos de religiosos e padres também se reuniram para celebrar o dia e refletir sobre a sua missão. Um grupo reuniu-se em Santo Antão e outro da Região Fogo e Brava juntou-se na ilha do Fogo.

“Foi um dia de renovação do nosso compromisso mas, também, da redescoberta da nossa própria identidade. E, sentir que não estamos sozinhos”, remata a vice-presidente da União dos Consagrados.

O dia dos Consagrados é celebrado anualmente e na Diocese de Santiago, cada ano, é celebrado numa paróquia. Em 2013, era Santo Amaro Abade no Tarrafal de Santiago a receber os religiosos no Dia dos Consagrados.

 

 

IMG_2117Era por volta das 11:30 da manhã. Num ambiente de muita emoção e serenidade, os presentes foram se aproximando do caixão onde jazia aquela irmã que tinha acabado de chegar a Cabo Verde, vindo de Boston.

À chegada no salão, lugar do culto da paróquia de N. Sra do Socorro, o corpo da Irmã Deolinda Vicente falecida nos EUA foi acolhido por dois sacerdotes e um pequeno grupo de fiéis. Depois de breves palavras e da aspersão com água benta, entrou o féretro e pequeno cortejo que aos poucos foi-se aumentando, atingindo umas 400 pessoas no fim da Missa de corpo presente, presidida por Dom Paulino Évora e concelebrada pelo bispo da Diocese, Dom Arlindo Furtado. Recorde-se que Dom Paulino acompanhou de perto as Irmãs durante dezenas de anos e conviveu de perto com aquela que ele chama de «irmã rezadeira, que viveu a serviço do Louvor de Deus». Read the rest of this entry »

A Irmã Deolinda com as suas crianças. Elas ocupavam um lugar privilegiado na sua vida

A Irmã Deolinda mesmo abatida pela doença, não dispensava o serviço às ´suas crianças´. Elas ocupavam um lugar privilegiado na sua vida de servidora dos mais pobres.

As Irmãs Franciscanas receberam, na 5ª feira passada, a triste notícia do falecimento da Irmã Deolinda, uma das fundadoras das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição (FIC), que se encontrava em Brockton (EUA).

O Corpo da Irmã Deolinda deverá chegar a Cabo Verde, aeroporto da Praia, na próxima 4ª feira e será sepultado na sua Ilha da Brava.

Antes de o corpo seguir para Brava, na 4ª feira, ao meio dia, haverá uma Missa de Corpo Presente no Salão Paroquial da Achada de Santo António. O Pe. José Constantina convida dos seus paroquianos a manifestarem a sua solidariedade à irmã Deolinda e às irmãs Franciscanas «que estão entre nós desde antes de sermos Paróquia», refere na folha paroquial deste Domingo.

Unidos na solidariedade e união espiritual às franciscanas, desejamos que a Irmã Deolinda seja conduzida à Casa do Pai eterno nos ombros do Bom Pastor. PAZ À SUA ALMA.

Categories