Archive for the ‘pastoral’ Category

DSC07306 Teve inicio ontem, dia 24, no Seminário S. José, o encontro de actualização pastoral  dos sacerdotes que trabalham na diocese de Santiago. Entre outros assuntos, vão ser estudados e reflectidos a ideologia do Género, a Exortação apostólica e suas implicaçoes na pastoral.

 O Pe. João Augusto, apresentou o tema do Género, que ele considera oportuno e importante. A oportunidade da discussão desta ideologia justifica-se porque propõe um novo conceito do ser homem e ser mulher que aos poucos vai modulando o modo de viver das pessoas de forma contrária à antropologia teológica, que tem amplo respaldo na ordem natural da humanidade e da criação em geral. « Deus os criou homem e mulher». Tudo o que é contrário a isso deve ser questionado e iluminado pelo mensagem de Jesus e de todo o ensinamento bíblico e da Igreja, diz o Pe. João Augusto, apresentador do tema.

Segundo o Pe. João Augusto, esta idologia apresenta-se atractiva e razoável porque se apresenta na linha dos direitos humanos e da liberdade, da paz e da tolerância. Mas por detrás dessa proposta está uma «manipulação da ânsia fundamental que o homem tem de felicidade».

A Igreja tem a reponsabilidade distinguir os valores, que são verdadeiros na medida em quen condizem com a realidaderadical de ser homem e mulher, criados à imagem e semelhança de Deus. Por isso é que devemos combater essa «descontrução» que se propõe. Porquê? Porque em nome da Liberdade absoluta e da ditadura do indiividualismo subjectivista coloca-se a posição da Igreja como sendo retrágada, conrtrária ao desenvolvimento, o que não é verdade. Nenhuma instituição defende mais do que a Igrehja a dignidade do homem e da mulher segundo uma perspectiva antropológica baseada na força do Evangelho. Defende-se a construção progressiva do ser humano em todos os níveis porque de facto é sempre passível de progresso, e rejeita-se essa « desconstrução» que quer pôr tudo em causa mas sem um fundamento último.  

O que pressupõe essa descontrução? Em termos simples: «Tudo o que os outros fizeram ou ensinaram até agora não serve. Vamos «desconstruir tudo» e construir algo novo em que conta a absoluta liberdade subjetiva individual» – disse o padre João Martins, para quem afinal, está « nada prova que essa ideologia leve à felicidade». Antes, o bem senso mostra o contrário.

Hoje foi apresentada a Exortação apostólica ‘ Alegria do Evangelho’ e as implicaçoes pastorais da mesma.

Os trabalhos prosseguem amanha com a apresentacao de mais temas e trabalhos de grupos dos quais apresentaremos um breve resumo.

PZB

Padres numa procissão (Praia)

Padres numa procissão (Praia)

Os padres diocesanos  (Diocese de Santiago) e alguns padres religiosos vão iniciar hoje um retiro de 5 dias no Seminário de S. José. Para orientar essa actividade espiritual veio de Portugal o Padre Daniel dos Santos Ferreira, membro da Fraternidade Verbum Dei, de fundação espanhola. Read the rest of this entry »

 

P. Adérito

Pe. Adérito Rodrigues, Secretariado Diocesano da Juventude

A nossa participação na Jornada Mundial da Juventude em Madrid é suficiente para fazermos um balanço muito positivo do ano de 2011. Este encontro com o Papa fica para toda a vida. Read the rest of this entry »

 

Dom Arlindo e um grupo de padres diocesanos

Dom Arlindo e um grupo de padres diocesanos

O ano 2011 chega ao fim para dar lugar ao ano, o 2012. Este é o momento de fazer o balanço daquilo que foi 2011 e perspectivar um novo ano que se avizinha a passos largos. Read the rest of this entry »

Jovens dinamizam o teatro na paróquia

Durante o Mês de Novembro a Paróquia de Nossa Sra do Socorro foi rica em Assembleias Juvenis: uma no Palmarejo, no Domingo, dia  13, outra no Salão da Achada, amanhã, dia 20 e a terceira em Tira-Chapéu, no Domingo 27 de Novembro pela 3 hrs da tarde.

Chegou a vez de os jovens se organizarem para a sua caminhada pastoral, neste ano e para o efeito os secretariado paroquial dos jovens já esteve reunido ´para  esboçar algumas linhas de força que nortearão a Pastoral juvenil deste ano´ ica a folha paroquial.

Read the rest of this entry »

O Pe. Doran, dos Oblatos de Maria Virgem, na missa dos 25 anos, na Igreja de S. Patrick

A Missa das 9:30 foi preparada tendo como motivação central estes 25 anos de ministério.  O Padre Egídio que veio de Brockton, e o Padre José Álvaro que está  de passagem na Comunidade, concelebraram com o homenageado que estava sensibilizado pelo singelo gesto da comunidade cabo-verdiana. Desde a primeira hora Read the rest of this entry »

(24/10/2011) Tem hoje, segunda feira, início a visita “ad limina Apostolorum” dos Bispos de Angola e São Tomé e Príncipe. Nesta segunda-feira de manhã, Bento XVI recebeu, em audiências sucessivas: Read the rest of this entry »

Categories