Archive for the ‘conclave’ Category

Foi eleito o papa que vai suceder o BENTO VXI, Papa emérito. Graças a Deus!  O Cardeal Jean-Louis Tauran vai anunciar quem é o Papa eleito. A Praça de S. Pedro estava numa explosão de alegria. Muitos peregrinos foram a Roma de propósito para verem em primeira mão e em directo o papa a ser apresentado ao povo católico e ao mundo. Não é ainda conheceido e já é amado, por ser PAPA. Aquele sobre o qual JESUS prometeu que ia edificar a sua Igreja.

Não conseguimos ainda falar com o Dispo Dom Arlindo. Assim que possível , daremos a conhecer a mensagem de Dom Arlindo  depois de conhecido o PAPA.

«Foi Deus que escolheu o Papa para a Sua Igreja», disse uma peregrina brasileira, emocionada na Praça de S. Pedro. Assim se pronunciaram muitos, num uníssono: Estamos contentes porque agora temos um novo papa, depois de 13 dias de Sé vacante.

«Ele vai enfrentar um período difícil , mas sabemos que que o Espírito o guiará na sua missão», disse um jovem que rezou logo depois de ver o fumo branco na chaminé da Capela Sistina».

Dia 13 de o3 de 2013. Para quem gosta de numerologia, é um prato cheio… Para nós, o que interessa é que é um dia histórico: 0 266º Papa da Igreja foi eleito em menos de 2 dias.

Foi na quarta votação que se conseguiu um nome que mereceu os votos de pelo menos 77 dos 115 cardeais que estiveram no conclave.

5.500 jornalistas de todo o mundo, que falam 25 linguas diferentes, foram à cidade eterna para fazerem a cobertura da eleiçao do novo Sumo Pontífice, aquele que vai conduzir a Igreja católica, guiado pelo Espirito Santo.

Nao podemos deixar de pensar no PAPA emérito BENTO XVI, que deve estar a seguir tudo com emoção, mas sobretudo com espírito de fé, que é a única perspectiva correcta para avaliar e entender tudo o que está à volta da eleição do novo PAPA.

Viva o Papa. Não importa a nacionalidade do Papa. O que importa é que é Papa e vai ter a assistência do Espírito Santo pra confirmar na fé os seus irmãos e guiar a Igreja de Cristo neste tempo. Muitos desafios, mas também muita esperança.

A Palavra de Cristo nao deixa de ter grande esplendor neste tempo:  Eu estarei convosco até ao fim dos tempos.

O que esperamos do PAPA: Acima de tudo, que ame a DEUS acima de tudo. ELe é o PEDRO que diz a Jesus: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo.

O Papa fará o grande milagre de UNIR cada vez a Igreja à volta de Cristo, e ele conta certamente com cada baptizado. Então a respojnsabildiade é de todos.

O povo nao conhece quem é o Papa. mas já o ama. Nao dirá isso tudo a respeito de quem seja o PAPA na Igreja?  Submetido ao Espírito Santo, ele guirá o povo de DEus.

P. Zé

 

 

 



São milhares os jornalistas credenciados junto ao “Media Center” organizado na Sala Paulo VI pelo Estado Cidade do Vaticano, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, pela Rádio Vaticano e pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV), com a colaboração do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e da União Européia de Radiodifusão (EBU). A Cidade do Vaticano transformou-se numa verdadeira “cidade mediática”. São 5.600 jornalistas credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé. São jornalistas provenientes de 70 nações, falando 25 línguas diferentes. Read the rest of this entry »

chaminéA primeira fumaça! Cidade do Vaticano (RV) – Era exatamente 19hs41min desta terça-feira feira, 12 de março, quando a fumaça, indicando a primeira votação do Conclave, saiu através da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina. Uma abundante fumaça que, mesmo sendo preta, provocou alvoroço na multidão que enchia a Praça São Pedro. Esta cena, acompanhada pelos quatro cantos da terra graças às transmissões exclusivas do Centro Televisivo Vaticano e aos milhares de jornalistas presentes em Roma, foi o coroamento de um dia cercado de emoções e expectativas, que teve início com a chegada dos Cardeais na Casa Santa Marta a partir das 7 horas da manhã, seguido da Missa Pro Eligendo Pontefice. Read the rest of this entry »

 DSC06499Estando a Igreja em estado de Sé Vacante desde o dia 28 de Fevereio às 18 horas de Cabo Verde; sendo a maioria do povo caboverdiano parte integrande da Igreja de Cristo unida a Sé Apostólica, e acompanhando com uma justa ansiedade a eleição do novo Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, venho apelar a todos os diocesanos de Santiago, católicos em geral e pessoas de boa vontade a se unirem espiritualmente aos 115 cardeais que hoje, dia 12 de Abril, estarão reunidos no Vaticano, na Capela Sistina, para escolherem Aquele que irá exercer o ministério petrino querido por Jesus Cristo. Read the rest of this entry »

Categories