Archive for the ‘conferência episcopal Oeste África’ Category

Depois de 5 dias de intenso trabalho chegou ao fim no Domingo, a Conferencia dos bispos da Mauritânia, Senegal, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Após à Missa da Ordenação de dois diáconos no recinto do Seminário de S. José, os bispos apresentaram-se à conferência de Imprensa que teve lugar numa das salas da Universidade de Santiago, no Seminário de S. José. Durou cerca de meia hora a leitura do comunicado pelo porta voz , Dom Ildo Fortes, seguido de diálogo com os jornalistas presentes. Umas das questões fortes foi sobre a relação da Igreja com o Islão particularmente em Cabo Verde. Os bispos partem hoje para as respectivas dioceses.

Publicamos a seguir na íntegra esse Comunicado.

 

CONFERÊNCIA EPISCOPAL: Senegal, Mauritania, Cabo-Verde e Guiné-Bissau

BP 941 Dakar Sénégal

Tel : 33 842 53 64 / 77 616 40 23

 

Comunicado de Imprensa

 A Conferência Episcopal Inter-territorial do Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau realizou, de 26 de Novembro a 02 de Dezembro de 2012, a sua Primeira Sessão Ordinária do ano pastoral 2012-2013. Saliente-se que foi a primeira vez que a Conferência Episcopal se reuniu em terras caboverdianas, mais propriamente em Rui Vaz, a 22 kms da Cidade da Praia, Diocese de Santiago.

Os 12 bispos da Conferência e o Administrador Apostólico de Thiés estiveram presentes nestes momentos de intensa partilha, oração e reflexão sobre a missão e as orientações comuns a seguir para um melhor anúncio do Evangelho nas respectivas dioceses. No Ano da Fé e a seguir à XIIIª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “A nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, que teve lugar em Roma, de 07 a 28 de Outubro passado, os bispos exortam todos  e cada um dos cristãos a seguir um itinerário que permita uma adesão pessoal e mais profunda a Cristo, Filho de Deus feito homem, que veio até nós para a salvação do mundo.

O atraso no início dos trabalhos, causado por uma perturbação aérea Dakar – Praia, obrigou os bispos a reverem o programa para fazer face aos pontos da ordem do dia.

Tendo chegado na quarta-feira de manhã, 28 de Novembro, os bispos começaram imediatamente os trabalhos com um encontro com o Núncio Apostólico, Sua Excelência Dom Luis Mariano MONTEMAYOR. 

O Núncio evocou, juntamente com os bispos, o serviço que a Igreja realiza em favor das numerosas populações que vivem nos diferentes países da Conferência Episcopal. Abordou igualmente a vida da Igreja que convida todos os cristãos a viverem com alegria o Ano da Fé. 

 Os bispos não deixaram de manifestar ao Núncio a sua gratidão por se ter  deslocado a Cabo Verde para tomar parte na sessão de abertura da Conferência. Eles agradeceram o Sr. Núncio pelo importante trabalho que ele desmpenha nos territórios da sua jurisdição e que correspondem aos países da Conferencia Episcopal.

 Conscientes de sua responsabilidade comum e da colegialidade que deve caracterizar seu ministério, os bispos partilharam as alegrias, os sofrimentos, as dores e as esperanças das suas dioceses.

 Como é habitual na Primeira Sessão Ordinária da Confêrencia Episcopal, os Bispos elaboraram a Exortação para a Quaresma 2013, que terá como tema: “Alguns desafios da Ecologia à luz da Fé Cristã”.

 Conforme o programa da reunião, os bispos encontraram-se com alguns de seus colaboradores para se inteirarem da missão que lhes foi confiada: Receberam o comité executivo encarregado de instalar a Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ), no Senegal, que é um desmembramento da Universidade Católica da África do Oeste (UCAO). Foram informados sobre a evolução do projeto da futura Unidade Universitária que se propôe tornar um polo importante no âmbito do ensino da gestão e economia na sub-região.

 Além dos encontros, alguns dossiers previstos na ordem do dia foram igualmente abordados:

 Sínodo sobre a Nova Evangelização : Dom Ernesto Sambou, Bispo de São Luís do Senegal, que participou do Sínodo sobre a Nova Evangelizaçao, realizado em Roma em  Outubro passado, fez uma exposição sobre o desenrolar dos trabalhos e do tema tratado. Aguardando as conclusões do Papa numa Exortação Apostólica, Dom Ernesto falou sobre o carácter universal do Sínodo, que congregou bispos vindos de todas as partes do mundo, para insuflar na Igreja um novo ardor no anúncio da Evangelho de Cristo.

11º Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora em Brasilia :  Em Julho passado, participaram neste encontro, Dom Ildo FORTES, bispo de Mindelo em Cabo-Verde e Dom Benjamin NDIAYE, bispo de Kaolack no Sénégal e Presidente da Conferência Episcopal. Os dois falaram do entusiasmo dos milhares de casais cristãos que estiveram no encontro. Este movimento é muito importante para ajudar os casais a viverem a sua vida conjugal rumo à santidade e a testemunharem a beleza e a missão da família fundada no Sacramento do Matrimónio.

 Encontro das Caritas da África: De 20 a 22 de Novembro, Dom Jean Pierre BASSENE, bispo de Kolda, no Sénégal e Dom Arlindo FURTADO, bispo de Santiago de Cabo Verde, participaram no Encontro das Caritas da África na República Democrática do Congo. Neste tempo onde se operam rápidas mutações nos diversos domínios da sociedade, a Caritas quer permanecer fiel à Doutrina Social da Igreja na sua missão de ajudar as populações desfavorecidas. 

SCEAM/CERAO

 O Cardeal Théodore Adrien SARR, Arcebispo de Dakar no Senegal e Presidente de Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (CERAO/RECOWA) fez o ponto da situação destas duas instituições: CERAO e SCEAM (Simpósio das Confêrencias África e Madagascar).

 Ano da Fé: Neste Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI, e com base nos documentos da Santa Sé, os bispos refletiram sobre a importância de se realizar em todas as Dioceses da Conferência, um bom programa de atividades para um melhor enraizamento da fé nos corações e na vida dos cristãos. Tendo presentes as particularidades de cada país, consideram fundamental propôr um caminho que ajude na conversão e no encontro pessoal e comunitário com Cristo.

Audiências e visitas: Os bispos tiveram a alegria de encontrar diversas autoridades de Cabo Verde, entre as quais, o Primeiro-ministro Dr. José Maria NEVES e o Presidente da Câmara de São Domingos, Sr. Franklin TAVARES. Visitaram alguns lugares históricos da Ilha de Santiago, como por exemplo, a Cidade Velha, berço da Caboverdianidade, da expansão cristã na África Ocidental e património da Humanidade e o Tarrafal, bem como projetos de desenvolvimento como o “Viveiro do Serrado” do Ministério do Desenvolvimento Rural, a famosa barragem de poilão em S. Lourenço dos Órgãos e ainda o novo Centro Social da paróquia de Santa Catarina.

 Agradecimentos: Felizes com esta primeira reunião da Conferência em Cabo-Verde, os bispos, unidos a todo o povo caboverdiano, agradecem a Deus pelos momentos de partilha e oração vividos nestes dias. Tocados pela gentileza e acolhimento caloroso das populações encontradas, eles pedem ao Senhor para que continue a cuidar delas, cobrindo-as com sua Paz e derramando-lhes abundantes Bênçãos.

 Os bispos expressaram ao irmão no episcopado, Dom Paulino Livramento ÉVORA, decano dos Bispos desta Região, a sua profunda gratidão pela sua disponibilidade e comunhão com as Dioceses desta Conferência.

Os bispos agradecem a todos aqueles que contribuíram para o bom andamento do encontro: a Diocese de Santiago de Cabo Verde com seu pastor Dom Arlindo FURTADO, Dom Ildo FORTES, Bispo de Mindelo, o pessoal da Pousada “Quinta da Montanha”, as pessoas e Entidades que apoiaram na Organização deste encontro e a comunidade de Rui Vaz, com a qual viveram quotidianamente a celebração da Santa Missa. 

Louvam ao Senhor pela participação na maravilhosa celebração da Missa do primeiro domingo do Advento, no recinto do Seminário de S. José, na cidade da Praia, com a ordenação de dois novos diáconos.

No fim desta experiência humana, cultural e eclesial, os bispos da Conferência auguram felicidades ao bom povo caboverdiano e deixam-lhe a sua bênção apostólica.

 Feito na cidade da Praia, Domingo, dia 02 dezembro de 2012

Os Bispos da Conferência.

 

 

 

 

 

 

 

Aspecto de um encontro de Bispos da região do Sahel

A Conferência Episcopal de que faz parte Cabo Verde vai estar pela primeira vez em Cabo Verde de 26 de Novembro a 2 de Dezembro. Estarão reunidos bispos de Cabo Verde, Senegal, Guiné – Bissau e Mauritânia. Read the rest of this entry »

Categories