Archive for the ‘Vida Religiosa’ Category

Estamos no mês Vocacional na Diocese de Santiago. Um tempo que deve ser marcado por mais atenção e sensibilidade à dimensão vocacional dos fiéis nas diversas expressões: leigos na vida matrimonial ou como ´consagrados´, como padres ou membros de um Instituto Religioso. Read the rest of this entry »

 

Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI celebrou as Vésperas na Basílica Vaticana junto aos membros dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica Nesta quinta-feira, 2, às 17h30 (horário de Roma), dia em que se comemora a Festa da Apresentação do Senhor e o 16º Dia da Vida Consagrada, Read the rest of this entry »

 

Faleceu o Pe. Botelho, em Portugal, aos 93 anos, quase 94.

Nós Espiritanos a trabalhar em Cabo Verde, celebramos no passado dia 12 de Fevereiro, os 86 anos de idade do Pe. António Cardoso Botelho. O confrade mais velho a trabalhar nas Missões e no activo da pastoral missionária.

Uns talvez  lhe diriam que já tinha idade para ficar em Portugal e outros de que já mereceria o justo repouso! Mas não. A sua consciência e zelo missionários fazem-no permanecer firme e activo no campo missionário. Read the rest of this entry »

Um grupo de Irmas depois da celebraçao do dia 2

Um grupo de Irmas depois da celebraçao do dia 2

14 Institutos e Ordens religiosas em Cabo Verde estiveram reunidos em Assembleia pela primeira vez, no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça, Praia, no passado fim-de-semana, 15 e16, na Praia, pra reflectirem sobre a “Presença dos Religiosos em Cabo Verde: Seu papel na Igreja e na sociedade”. Os participantes puderam partilhar, reflectir, rezar e buscar caminhos para o seu ser e o agir na Igreja e no mundo´.

Eis o testemunho enviado por uma participante.

As Religosas e os religiosos renovam a Igreja e a sociedade com o seu carisma e Missão

´Ouvimos mais do que uma vez que “A Vida Religiosa nasce na e para a Igreja” diz a Irma Otelma, que considera esta frase uma ´verdade a interiorizarmos para nos ajudar a crescer no sentido de pertença à Igreja e na afirmação e vivência da nossa identidade carismática´, isto é daquilo que cada Instituto é chamado a ser na Igreja e na sociedade. Marcaram presença religiosos e religiosas de 23 comunidades das duas dioceses, pertencentes a 13 Institutos /Ordens religiosas.

Fizemos uma breve incursão pela nossa história nas ilhas desde o achamento até hoje, procurando no passado, respostas a alguns aspectos característicos da nossa presença actual em Cabo Verde.

Reflectimos sobre a nossa situação actual, detectando o bem realizado e as dificuldades sentidas para definirmos melhor para onde queremos seguir a partir daqui.

Terminado o Encontro, saímos mais ricos e muito mais conscientes dos desafios que nos são lançados por aquilo que a Igreja espera de nós e pelas diferentes formas que a nossa sociedade nos interpela hoje.

 PS: A Administração do site pede aos participantes na Assembleia que mandem comentários e testemunhos: padrezeb@gmail.com ou pascomdscv@gmail.com

Categories