Archive for the ‘Advento’ Category

DSCF5657DSCF5661DSCF5624DSCF5603DSCF5211Campanhas de alimento para os mais pobres e desfavorecidos, Festival de música, mais oportunidades para o sacramento da Reconciliação, eis algumas iniciativas levadas a cabo nas paróquias da diocese de Santiago.

A música esteve em destaque para o grande público. Aberto ao público em geral, como em S. Domingos onde se promoveu o Natal na cidade, ou mediante um bilhete a preço simbólico, na paróquia de N: Sra do Socorro, ou ainda na paróquia de N. Sra de Fátima, em Assomada, o ambiente era festivo por conta da música litúrgica e de mensagem evangelica em geral.

Algumas paróquias convidaram o Pe. Zé Álvaro, que no dia 8 de Dezembro lançou o seu 10º CD para um momento de animação e apresentação do seu mais novo CD . Praia, Bairro, Eugénio Lima, Bairro Craveiro Lopes, S. Domingos e Assomada são lugares onde o Pe. Zé apresentou músicas como «eu creio», «Deus cuida», algumas vezes acompanhado pelos seminaristas nos instrumentos e no coro.

Não temos informaçoes, mas muitas comunidades paroquiais e a nível de pequenos grupos, os cristãos sentiram-se animados espiritualmente e a nível cultural por esta ocasião propensa ao encontro, à criatividade e à fraternidade e gestos de solidariedade.

A comunidade de Eugénio Lima (Paróquia da Imaculada Conceição da Virgem S. Maria)  organizou um festival interparoquial no último Domingo do Advento, com a presença de muitos jovens e crianças. Neste âmbito, promoveu actividades em favor dos mais pobres da comunidade.

Ainda bem que o Natal continua gerando ambiente e gestos humanos que nos lembram o quão a nossa cultura está marcada pelas celebraçoes da fé. Muito há a resgatar, mas é bom reconhecer o bem que aconteceu em 2013. Que 2014 desperte mais acções.

DSC01765

Seminaristas num momento de ANIMAÇÃO durante a peregrinação do encerramento do ANO DA FÉ

O Seminário de S. José convida os membros dos diversos círculos dos Amigos do Seminário para um retiro espiritual  a ter lugar do dia 8 de Dezembro, das 9 às 16 horas.

Momento de oração pessoal, exposição de um tema para meditação e partilha em grupo fazem parte desse tempo de fortalecimento espiritual em vista a uma melhor vivência do Advento. Read the rest of this entry »

No Domingo passado o Grupo de Teatro da Paróquia de Nossa Sra do Socorro deu um presente às crianças da paróquia: uma encenação bíblica sobre o nascimento de Jesus. Centenas de crianças, pais e catequistas e amigos encheram o salão paroquial para esse momento formativo que vai sendo conhecido e concorrido. Muita gente ficou de pé.

Read the rest of this entry »

A VINDA DO SENHOR  –  IV DOMINGO ADVENTO DIA 18

Não será antes o Senhor a preparar uma CASA para David?

Ouça o programa: comentário e informações.

Estamos acostumados a ver o Natal apenas como um encantável menino que sorri (ou chora). E então a única motivação que se pode vir é o retorno à inocência verdadeira da infância. Mas esta infância muitas vezes é confundida com uma transferência de sentimentos ou situações confundidas e marcadas ao longo da nossa história. Ou seja, no Natal, queremos nós muitas vezes voltar a ser crianças, no atraente mundo das compras e gastos, onde a desculpa, ou o culpado, é sempre o famoso “espírito natalino”.

Read the rest of this entry »

Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Neste tempo, as vestes litúrgicas devem ser de cor roxa, como sinal da nossa conversão em preparação para o Natal, com excepção do terceiro domingo, onde o rosa substitui o roxo, revelando o Domingo da Alegria (ou Domingo Gaudette).

Read the rest of this entry »

Categories